Saiba como tirar o mofo da sua casa (2023)

Quem tem a imunidade baixa ou sofre com alguma doença respiratória, como sinusite ou rinite alérgica, precisa saber como tirar o mofo de casa e ficar livre das bactérias transmitidas por esse tipo de fungo.

Além de deixar manchas, comprometer objetos e a estrutura de itens da sua casa, o mofo causa mau cheiro e pode produzir agentes alergênicos, em alguns casos, tóxicos capazes de comprometer a saúde.

O que é mofo?

O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que se proliferam facilmente em ambientes úmidos, com pouca ou nenhuma luz solar, sem ventilação e com alguma matéria orgânica para servir de alimento.

Com capacidade para crescer nos mais diferentes lugares, o mofo pode representar um problema difícil de resolver, principalmente quando surge em locais escondidos, como em volta de canos com vazamento, por exemplo.

Perigos que o mofo oferece à saúde

Os esporos do mofo se espalham e uma vez soltos no ar, são inalados. O sistema imunológico reage a presença do corpo estranho por meio de alguns sintomas:

  • Tosse;
  • Obstrução nasal;
  • Espirros;
  • Falta de ar;
  • Rinoconjuntivite;
  • Dor de cabeça;

Os danos causados pelo mofo podem ser mais graves, quando os esporos inalados não ficam retidos nos pelos da mucosa do nariz e chegam à região da garganta e ao pulmão. Nesses casos, podem surgir algumas doenças respiratórias mais severas, como a pneumonia e a sinusite provocadas por fungos.

Como tirar o mofo de casa?

Mesmo com a limpeza frequente, o mofo ainda consegue se desenvolver e é importante ficar atenta e retirá-lo logo que for detectado. Além disso, é necessário identificar sua causa.

As próprias condições do ambiente podem justificar o aparecimento do mofo, como falta de ventilação, por exemplo. Em outros casos, algum problema estrutural, como um vazamento, provoca o problema. Descubra algumas receitas de antimofos caseiros para eliminar o mofo da sua casa.

Vinagre e bicarbonato de sódio

O vinagre possui em sua composição o ácido acético, que é muito bom para tirar o mofo de móveis e outros objetos. Já o bicarbonato de sódio é um produto coringa para remover manchas e mau cheiro.

Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito. Aguarde até baixar e depois passe o líquido para um borrifador. Aplique nas áreas afetadas e deixe agir por cerca de 10 minutos. Seque com um pano limpo.

Água sanitária

Mais um ingrediente coringa para se livrar do mofo. Você pode misturar a água sanitária com o vinagre branco, na proporção de uma para um. Umedeça um pano limpo e aplique na parede, armários, gavetas ou em qualquer outra região afetada.

O ideal é repetir esse processo uma vez por semana, para prevenir novos problemas com mofo.

Água oxigenada

Funciona como solução antifúngica, antiviral e antibacteriana. Você consegue usar em uma série de superfícies e objetos, como paredes, móveis, louças, eletrodomésticos, piso, entre outras.

Coloque uma concentração de 3% de água oxigenada em um borrifador, aplique na região afetada e deixe agir por cerca de 10 minutos. Esfregue um pano limpo com força para remover o mofo e as manchas deixadas por ele. Finalize com um pano para secar.

Antimofo para armários

Saiba como tirar o mofo da sua casa (1)

Para acabar e prevenir o aparecimento de mofo nos armários da sua casa, deixe o ar circular. Uma vez por semana abra portas e gavetas por uma hora. Procure deixar o móvel afastado uns 5 centímetros da parede (evita contato com possíveis infiltrações).

Você pode passar um pano umedecido com vinagre branco no armário, mensalmente. Também dá para espalhar pedaços de carvão, giz ou colocar um pote com bicarbonato de sódio dentro do armário, porque essas substâncias sugam a umidade.

Descubra como tirar o mofo da sua casa em poucos minutos.

Como tirar mofo da parede

Descubra qual é a origem do mofo, pois de nada adianta limpar a parede se o fungo se acumula por causa de um vazamento no encanamento da sua casa, por exemplo. Se não consertar, os pontos de bolor vão reaparecer.

Outra forma de saber se a mancha na parede é mofo ou apenas uma sujeira, é com aplicação de um pouco de alvejante na região. Se clarear rapidamente, é porque você tem um fungo.

Para tirar o mofo:

  • Abra as janelas ou portas para a ventilação e luz solar entrar no ambiente;
  • Coloque as luvas de borracha, óculos protetores e máscara para se proteger do odor forte e possíveis respingos de água sanitária;
  • Em um balde, misture 1/3 de água sanitária para uma parte de água;
  • Use uma escova de cerdas duras ou esponja, espalhe e esfregue a solução na sobre os pontos mofados na parede;
  • Finalize com um pano limpo e úmido e depois seque bem para não deixar umidade.

Como tirar mofo do guarda-roupa

O mofo consegue se espalhar no guarda-roupa e atingir suas roupas rapidamente. Por isso, evite umidade dentro do móvel com alguns hábitos simples no dia a dia.

Uma vez por semana, abra as portas do guarda-roupa para o ar circular. Se possível, tire as roupas de dentro do armário e coloque no sol. Pelo menos uma vez por mês, esvazie o armário para limpá-lo com produtos ou soluções caseiras antimofo.

Se o mofo já tomou conta do seu guarda-roupa, siga este passo a passo:

  • Enquanto você coloca as roupas para tomar um sol, limpe dentro do armário;
  • Coloque as gavetas e prateleiras móveis do guarda-roupa também no sol;
  • Analise os tipos de manchas que encontra no armário. Isso é muito importante, porque se perceber a presença de bolor, pode resolver apenas com um pano umedecido na água e vinagre;
  • Misture um copo de água para um copo de vinagre branco. Umedeça um pano limpo e passe por todo guarda-roupa, inclusive nas gavetas, portas, fundo do móvel, na parte de cima e no lado externo;
  • Observe se a parede na qual o móvel está encostado não está com infiltração. Aproveite para encostá-lo e deixá-lo a uma distância de cerca de cinco centímetros, para favorecer a ventilação atrás.

Como tirar mofo da roupa

Além das manchas na roupa, o mofo pode provocar ou piorar a alergia. Para limpá-las, utilize alguma das soluções caseiras antimofo. Uma delas é a base de vinagre branco, ideal para peças escuras ou desbotadas com facilidade.

Coloque um pouco do produto em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa. Se o mofo já estiver presente, deixe de molho por até 20 minutos em um balde com água e vinagre. Depois é só lavar normalmente.

O bicarbonato de sódio também ajuda a tirar o mofo da roupa, principalmente se as manchas forem antigas e difíceis de remover. Deixe a peça de molho em uma mistura de 1 colher do produto para cada litro de água quente.

O limão também ajuda a tirar o mofo de qualquer tipo de roupa. Coloque um pouco do suco sobre a mancha, exponha a peça no sol e deixe agir. Por fim, lave normalmente.

Casa livre de fungos

Limpar o pó que fica acumulado nos objetos, móveis e ambientes é essencial para evitar a proliferação de ácaros e fungos e, consequentemente, crises alérgicas e outras doenças respiratórias.

Para fazer isso, você não deve utilizar vassouras e espanadores. Além disso, os modelos convencionais de aspirador, que retêm a sujeira aspirada em um saco de filtro, saco de poeira ou filtro HEPA, permitem que parte do pó retorne ao ambiente.

Uma boa solução para limpar e higienizar sua casa é o Smartcleaner VIVENSO. Esse equipamento inovador usa apenas água como filtro.

O VIVENSO tem um separador de partículas, que envia a sujeira direto para um reservatório, onde o pó e água se misturam e a contaminação não volta ao ambiente. O que retorna é um ar puro, fresco e renovado.

Você consegue fazer a higienização e limpeza profunda da sua casa em poucos minutos, sem perder tempo.

Outras vantagens do VIVENSO para seu dia a dia:

  • Tem o selo ZPMED, uma certificação internacional que comprova sua eficácia na prevenção de doenças respiratórias crônicas;
  • Selo de qualidade do ECARF, um instituto europeu dedicado à investigação das alergias, que certifica produtos e serviços como allergy-friendly (adequados para consumo/utilização de pessoas com alergias).
  • Poeira fina, poeira da casa, odores e outros poluentes são 99,99% direcionados para a água;
  • Limpa carpetes e estofados não apenas na superfície, mas até os poros;
  • Realiza limpeza a seco;
  • Limpa carpetes, estofado e assentos do carro;
  • Limpa colchões e cabeceiras da cama para uma noite de sono mais saudável e tranquila;
  • Limpa pisos e janelas;
  • Limpa pelos de animais;
  • Permite colocar aromas dentro do aspirador para promover a aromaterapia nos ambientes.

Clique aqui, agende uma demonstração gratuita na sua casa e conheça VIVENSO.

Conteúdo PublicitárioConteúdo produzido e de responsabilidade da marca anunciante.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Edmund Hettinger DC

Last Updated: 02/17/2023

Views: 6637

Rating: 4.8 / 5 (78 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Edmund Hettinger DC

Birthday: 1994-08-17

Address: 2033 Gerhold Pine, Port Jocelyn, VA 12101-5654

Phone: +8524399971620

Job: Central Manufacturing Supervisor

Hobby: Jogging, Metalworking, Tai chi, Shopping, Puzzles, Rock climbing, Crocheting

Introduction: My name is Edmund Hettinger DC, I am a adventurous, colorful, gifted, determined, precious, open, colorful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.