DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (2023)

Embora seja muito falado em vários meios, muitas mulheres (e homens também) precisam saber exatamente do que se trata o DIU Mirena, basicamente um método contraceptivo para evitar uma gravidez indesejada. Mas, claro, ele vai muito além disso e seu uso deve ser totalmente desmitificado. Para saber tudo sobre esse método e como funciona, acompanhe o artigo!

  • 1 O que é? Como funciona?
  • 2 Como é colocado? Dói?
  • 3 Diu Mirena ou Diu de Cobre? Qual a diferença?
  • 4 Diu Mirena ou Pílula Anticoncepcional? Qual a diferença?
  • 5 Vantagens e Desvantagens
  • 6 Pode engravidar? Quais as chances?
  • 7 Indicações e Contraindicações
  • 8 Diu Mirena engorda? Quais os efeitos colaterais?
  • 9 Tem riscos? Pode sair? E machucar o parceiro?
  • 10 Quanto custa? O plano de saúde cobre?
  • 11 Quanto tempo dura? Tempo de troca

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (1)

O que é? Como funciona?

Primeiramente, temos que deixar claro qual a função do DIU. A sigla refere-se a um dispositivo intrauterino, feito de plástico, que é inserido por médicos dentro do útero para prevenir contra uma eventual gravidez. É um dos métodos anticoncepcionais mais conhecidos e procurados por muitas mulheres, considerado um dos mais seguros e eficazes para esse objetivo.

O sucesso do DIU chega a 99%, bem acima de opções tradicionais reversíveis como pílula, anel, adesivo ou camisinha, além de ter um ótimo tempo de duração, chegando a 5 anos.

A função básica do DIU é impedir a passagem de espermatozoides até o óvulo, evitando, assim a concepção. Embora todos tenham essa mesma característica, o tipo que contém o hormônio progesterona é conhecido como SIU (sistema intrauterino), tratado por especialistas como DIU Mirena ou então DIU hormonal. Essa substância atua no útero tanto como contraceptivo como para reduzir o fluxo menstrual.

Segundo especialistas, o Mirena age tornando o muco cervical mais espesso, para dificultar a passagem dos espermatozoides e impedir a fertilização. Além disso, inibe a função desses componentes e o crescimento do endométrio (camada de revestimento interno do útero), desfavorecendo a gravidez e deixando a menstruação mais curta e pouco intensa.

Como se sabe, o corpo da mulher sempre ‘se prepara’ para a gestação, e quando a fertilização não ocorre, vem a menstruação. A função do DIU Mirena é justamente favorecer para que isso não aconteça, evitando, além da gravidez, aquele sofrimento que muitas passam quando estão ‘naqueles dias’.

O DIU é um método abortivo? Claro que não! Ele dificulta a fecundação do óvulo e evita que o mesmo se instale no útero para que ocorra a concepção. Ou seja, desde que o óvulo não seja implantado no útero, não há gravidez em curso, logo, não é aborto.

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (2)

(Video) TUDO SOBRE DIU MIRENA efeitos colaterais, engorda, como colocar ?

Como é colocado? Dói?

O DIU Mirena só pode ser colocado após uma avaliação segura do médico. Cada caso é um caso, por isso, é primordial buscar um bom profissional para aderir a essa alternativa. A introdução é feita pelo profissional por meio da vagina, de forma rápida, em qualquer período do ciclo menstrual e com ação imediata. Vale deixar claro que a mulher não deve fazer a inserção por ela mesma.

Geralmente, a implantação é feita 7 dias após o início da menstruação e 5 dias após a interrupção da pílula anticoncepcional. O dispositivo tem uma fina cordinha que serve de apoio para a extração. Ela é bem fina e não interfere na penetração, imperceptível ao homem.

Como é um processo simples e geralmente feito por um ginecologista que já tenha experiência, não costuma doer. Algumas moças podem até sentir um leve desconforto, mas nada que seja preciso recorrer a analgésicos. Após o procedimento, há relatos de dores parecidas com cólicas, porém isso é muito relativo e passa depois de algumas horas, até que o corpo se acostume com o dispositivo.

Diu Mirena ou Diu de Cobre? Qual a diferença?

Como já explicado, o DIU Mirena trata-se de um dispositivo revestido pelo hormônio progesterona, conhecido mais como SIU ou DIU hormonal. A diferença desse tipo para o DIU de cobre está justamente no material: a segunda opção tem formato de T e é revestido com o metal cobre.

Outra diferença está no tempo de duração e preço: o DIU Mirena costuma durar 5 anos, enquanto o DIU de cobre, 10 anos, o dobro do outro. Mesmo assim, o tipo de cobre é mais barato!

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (3)

Diu Mirena x Diu de Cobre

Em geral, o DIU de cobre é indicado:

  • Para mulheres que precisam evitar hormônios exógenos, como aquelas que já sofreram com câncer de mama;
  • Para quem não pretende ter seu fluxo menstrual reduzido;
  • Para quem deseja um modo de contracepção longo (que não pensam ou não querem engravidar tão cedo);
  • Por ser uma alternativa de inserção rápida, funcionando até 5 dias depois de uma relação sexual desprotegida;
  • Pela economia e preço mais baixo que o SIU/DIU hormonal.

Já o DIU Mirena:

  • Para aquelas que têm fluxo menstrual longo e intenso. A progesterona ajuda a reduzir e garantir um processo mais leve e, em alguns casos, até evitar a menstruação;
  • É ótimo para quem sofre de endometriose, atuando até como protetor contra o câncer do endométrio;
  • Como tem durabilidade menor que o tipo de cobre, é indicado pra quem pensa em engravidar em curto prazo de tempo;
  • Relatos e estudos revelam que essa opção ainda é capaz de prevenir as terríveis cólicas menstruais.

A escolha depende da avaliação médica preliminar, para que o especialista possa avaliar corretamente qual a melhor alternativa para cada caso. Mas, vale deixar claro que tanto uma quanto a outra apresentam a mesma função, com a mesma eficácia e garantindo ótimos resultados.

(Video) Anticoncepcional de longa duração: você usaria?

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (4)

Embora seja mais barato, o DIU de cobre tem maior durabilidade

Diu Mirena ou Pílula Anticoncepcional? Qual a diferença?

A pílula anticoncepcional é um método bem prático e comum para todas as mulheres, que podem usar com frequência para prevenção da gravidez ou logo após o sexo desprotegido (no caso, a pílula do dia seguinte). O problema, porém, são alguns efeitos colaterais que causa, como o ganho de peso – maior queixa delas.

O DIU é um dispositivo que necessita de introdução direta no útero e acompanhamento médico, por isso pode parecer um pouco mais difícil para as mulheres aderirem a essa solução. Mas, segundo estudos recentes, a ação desse tipo reduz 20 vezes o risco de uma gravidez indesejada.

Uma pesquisa feita na Inglaterra testou mulheres de 14 a 45 anos com DIU Mirena e pílulas anticoncepcionais, a fim de fazer uma comparação de qual método era mais indicado para o grupo. A maioria preferiu o dispositivo, em grande parte pela facilidade em relação a outra opção.

Ou seja: no caso do DIU Mirena, não há espaço para falhas e esquecimento por parte da mulher, acabando com aquela rotina de tomar pílulas diariamente. Como se sabe, muitas não lembram ou até param de tomar alegando problemas, fato que aumenta drasticamente a chance de engravidar, ainda mais se não houve o uso da camisinha.

Para quem busca soluções práticas e tem uma vida corrida, o DIU é uma ótima opção e que funciona melhor quando comparado à pílula anticoncepcional. Converse com seu médico e comece a usar!

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (5)

Vale deixar claro que o DIU é o método contraceptivo reversível mais usado no mundo inteiro, com milhões de usuárias. Ganhou fama a partir da década de 90, embora tenha surgido já nos anos 50. O problema, segundo especialistas, é que esse dispositivo sofria preconceito e publicidade negativa por parte de algumas empresas e pessoas, que o classificavam como inseguro e abortivo, o que já foi provado em vários estudos que não tem sentido.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens do DIU Mirena:

(Video) MIRENA o DIU Hormonal e suas vantagens, efeitos colaterais, dúvidas e mais.

  • É versátil, indicado para praticamente todas as mulheres, fácil de implantar e com ótima eficácia;
  • Ideal para quem é ‘esquecida’ e deseja contar com um recurso sem se preocupar com uma rotina;
  • Tem mais de 99% de bons resultados, considerado o melhor método contraceptivo atual;
  • É totalmente seguro, não causa infecções e não atrapalha a relação sexual;
  • Tem ótima durabilidade, considerado um bom investimento.

Desvantagens do DIU Mirena:

  • Não é indicado para mulheres que desejam engravidar em curto prazo;
  • Precisa ser administrado por um bom profissional, caso contrário, pode levar a problemas;
  • É um pouco caro (ainda mais em relação à opção de cobre), porém o plano de saúdepode ajudar nessa questão;
  • Não é tão prático e necessita de exames preliminares antes da colocação, o que não acontece com a pílula, anéis, adesivos e a camisinha.

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (6)

Pode engravidar? Quais as chances?

A eficácia do DIU Mirena é de 99,3%, a maior quando comparada às demais opções contraceptivas reversíveis, como camisinha, anéis, adesivos e pílulas. Embora seja quase uma solução perfeita, ainda há casos que pode falhar, afinal, por menor que seja, a chance ainda existe.

No geral, basta uma boa administração do médico e da usuária para que não ocorram problemas e efeitos colaterais no uso desse dispositivo.

Indicações e Contraindicações

O DIU Mirena é indicado para todas as mulheres que começam a vida sexual e não desejam ter uma gravidez indesejada, ainda mais aquelas que não se adaptam a outros métodos, como as pílulas. Para usar, é preciso consultar o ginecologista e passar por uma avaliação até a implantação.

Já as contraindicações são para quem está com suspeita de gravidez, anormalidade no útero, câncer (sobretudo uterino ou de mama), infecção ginecológica ou doenças do fígado.

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (7)

Diu Mirena engorda? Quais os efeitos colaterais?

Segundo especialistas, não há indicação do DIU Mirena com o ganho de peso. É uma opção que não engorda, ao contrário das pílulas. Porém, podem ocorrer outros efeitos colaterais no uso desse dispositivo:

  • Perfuração do útero, que embora aconteça em menos de 1% dos casos, é visto quando o médico não tem experiência na implantação;
  • Em alguns casos, a absorção de progesterona pelo corpo (embora seja baixa), causa dores nas mamas, aumento da acne e alterações de humor.
  • Já o DIU de cobre leva a cólicas em alguns casos, o que não é visto na versão com hormônio.

Se após a implantação você sentir qualquer efeito colateral, é primordial procurar o médico para saber se a causa é mesmo o DIU. Pense sempre em sua saúde!

Tem riscos? Pode sair? E machucar o parceiro?

Já foram registrados casos em que o dispositivo acabou sendo expelido depois de cerca de um ano de uso (percentual correspondente a 6% das mulheres). Isso ocorre em moças mais jovens e que nunca tiveram filhos, ou aquelas que apresentam um intenso fluxo menstrual.

Para saber se o dispositivo está bem colocado e posicionado, faça umexame ultra-sonográfico ou de raio-X. Além disso, é imprescindível contar com o auxílio de um profissional experiente e que realmente saiba como é feito esse processo passo a passo.

(Video) DIU: entenda mais sobre esse método contraceptivo - Você Bonita (30/04/21)

E após a inserção, pode sair do lugar? Algumas mulheres têm essa suspeita, sobretudo quando o ocorre o aumento da menstruação ou surgem cólicas muito fortes. Nesse caso, é preciso aderir a outro método contraceptivo até que o médico verifique se houve mesmo a deslocação.

E a relação sexual, muda? Pode machucar o parceiro? Não há relatos de casos em que o homem possa sentir os fios do Mirena, porém, se ocorrer algum desconforto, o ginecologista deverá ser consultado. Em geral, o sexo não muda, permanece do mesmo jeito.

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (8)

Quanto custa? O plano de saúde cobre?

O preço do DIU Mirena é variável conforme local e região. O preço médio sai de 600 a 800 reais; enquanto o DIU de cobre é mais barato, de 50 a 200 reais.

E o plano de saúde cobre a colocação do DIU? Segundo uma resolução de 2009 da Agência Nacional de Saúde, foi definida a cobertura obrigatória dos planos de saúde para a implantação desse dispositivo. Portanto, se você está interessada, consulte uma clínica e fale com seu médico.

Quanto tempo dura? Tempo de troca

O DIU Mirena dura 5 anos, enquanto a versão de cobre, 10 anos. Para saber a situação, é indicado fazer visitas frequentes ao médico (de 6 em 6 meses) para que ele possa avaliar e verificar se o dispositivo continua bem posicionado no útero. Depois do tempo de ação, é possível fazer a troca sem problemas.

E se eu quiser engravidar, posso remover o DIU? Claro, a retirada pode ser feita pelo médico a qualquer momento. A fertilidade não é afetada e voltará imediatamente, sendo possível passar por uma gestação tranquilamente.

DIU Mirena: O que é? Saiba tudo sobre esse método! (9)

Bom, esse foi um tutorial completo com tudo o que você precisa saber sobre o DIU Mirena. Esperamos que agora todas as suas dúvidas estejam respondidas, só basta decidir se ou não uma boa alternativa para seu caso.

Se tiver algum comentário, questão ou sugestão quanto ao assunto, é só falar com a gente nesse post. Para ler outras matérias bacanas sobre Beleza e Saúde, continue navegando no site. Boa sorte e até a próxima! :)

FAQs

Como funciona dispositivo Mirena? ›

Como o DIU Mirena funciona? O DIU Mirena age liberando progesterona no organismo. Assim, impede a fixação do óvulo no útero e, consequentemente, inviabiliza sua fecundação. Além disso, ele promove mudanças no muco cervical, formando uma espécie de tampão que impede a passagem dos espermatozoides para o útero.

O que eu preciso saber sobre o DIU Mirena? ›

O DIU Mirena também é conhecido como sistema intrauterino (ou SIU). Trata-se de um modelo de dispositivo que realiza a liberação do hormônio progesterona. O Mirena é responsável por prevenir a gravidez de duas formas: impedindo a liberação do óvulo.

Quais as vantagens e desvantagens de colocar o DIU Mirena? ›

Vantagens e desvantagens do DIU
VantagensDesvantagens
Não há esquecimentosRisco de infeção do útero
Não interfere no contato íntimoSe ocorrer uma infecção por transmissão sexual, há maior probabilidade dela evoluir para uma doença mais grave, a doença inflamatória pélvica
2 more rows
Jun 23, 2021

Quais os problemas que o Mirena pode causar? ›

Os sintomas mais frequentes relacionados ao uso do Mirena são dor de cabeça e dor abdominal/pélvica. Também são considerados efeitos adversos comuns: acne, aumento de pilificação (crescimento exacerbado e desmoderado de pelos no corpo), enxaqueca e alterações do humor.

Quem usa Mirena tem período fértil? ›

Em algumas mulheres (cerca de 2 em cada 10), o Mirena® impede a ovulação. O efeito mais importante é que este DIU age antes que a fertilização ocorra, ou seja, antes que o óvulo encontre o espermatozoide.

É possível engravidar com o Mirena? ›

Como acontece com a maioria dos métodos contraceptivos, a probabilidade de uma mulher ficar grávida mesmo usando um dispositivo intrauterino são muito pequenas, em torno de 0,2% e 0,7%. Contudo, a possibilidade de engravidar não deixa de existir.

Quanto tempo depois de colocar o Mirena pode ter relação? ›

Para permitir um descanso ao corpo, é aconselhável aguardar cerca de 24 horas após a inserção antes de ter relação sexual. Porém, logo após a inserção, Mirena® (levonorgestrel) previne a gravidez.

Quando o Mirena começa a perder efeito? ›

DIU Mirena: um excelente método contraceptivo

Além disso, o dispositivo hormonal pode permanecer no lugar por até 5 anos, ou até a paciente decidir removê-lo. Depois de removido, o efeito contraceptivo passa rapidamente e é possível engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizam anticoncepcional.

Quais os cuidados depois de colocar o DIU Mirena? ›

Relações sexuais devem ser evitadas nas primeiras 24 horas após a inserção do DIU. Uma visita ao ginecologista e uma ultrassonografia devem ser realizadas entre 4 a 12 semanas após a inserção do DIU. Visitas a cada 6 meses ao ginecologista devem ser feitas para avaliar o DIU.

Quem não pode usar Mirena? ›

O DIU é contraindicado para mulheres com Doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio.

Quanto custa para colocar o Mirena? ›

Valor do Mirena: qual o preço para colocar o DIU Mirena? O preço médio, considerando o procedimento mais o Mirena, é de R$2.500 a R$ 4 mil. No entanto, isso pode variar de acordo com cada clínica.

É saudável usar DIU? ›

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o dispositivo intrauterino (DIU) um dos contraceptivos reversíveis – aqueles que não afetam a fertilidade – ,um dos métodos mais seguro e eficaz da atualidade.

O que pode deslocar o Mirena? ›

É comum acontecer o deslocamento nos primeiros quatro meses de uso devido ao tempo de adaptação do corpo. Também pode ocorrer durante a menstruação devido às contrações uterinas fazendo com que o DIU se mova para uma posição diferente.

Qual a desvantagem de usar o DIU? ›

No geral, a desvantagem é que o DIU de cobre pode aumentar os dias e a intensidade do fluxo menstrual e das cólicas. "Com anticoncepcional, eu tinha cólicas fortes. Nos primeiros meses do DIU piorou absurdamente.

Porque não menstrua com o DIU Mirena? ›

Existem basicamente dois tipos de DIUs: o DIU mais antigo (de cobre), e o DIU hormonal (Mirena). A principal diferença entre eles está no efeito sobre a menstruação. Enquanto o DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual (podendo causar ou piorar a cólica menstrual), o DIU hormonal (Mirena) deixa a mulher sem menstruar.

Quem tem DIU de Mirena tem TPM? ›

Em torno de 50% das pacientes param de menstruar durante o uso, mas podem apresentar pequenos sangramentos de escape. Ele não bloqueia a ovulação, então sintomas como TPM podem persistir e não melhora oleosidade da pele e cabelos, como alguns anticoncepcionais.

É possível engravidar com o DIU no lugar? ›

O dispositivo intrauterino (DIU) é um método seguro e bem tolerado. A taxa anual de falha (gravidez) é muito baixa, entre 0,5 e 1,0 por 100 mulheres.

É possível sentir o DIU com o dedo? ›

A posição correta do DIU pode ser sentida pela própria mulher, ao tocar o colo do útero. O correto é sentir as pontas dos fios apenas. Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta.

Quais as chances do DIU Mirena sair do lugar? ›

ecografia ser mais frequente nesse período. O índice de expulsão diverge entre diferentes estudos e. literatura médica ficando o de cobre com até 10% de. expulsão e o Mirena em torno de 5%.

Porque o DIU Mirena emagrece? ›

O dispositivo de cobre não oferece nenhuma alteração corporal, ou seja, não engorda e não emagrece, pois ele não possui substâncias que são expelidas na corrente sanguínea.

É possível deslocar o DIU na relação? ›

Cada corpo é diferente, mas se o DIU está na posição correta no útero, você não deve senti-lo durante o sexo. Seu DIU pode deslizar para fora (os médicos chamam isso de expulsão), mas é superincomum.

Como saber se o organismo está rejeitando o DIU? ›

Para saber se o dispositivo saiu do lugar ou se ele continua posicionado corretamente, normalmente é preciso voltar ao consultório ginecológico. Pode ser necessário um exame endovaginal para constatar isso.

Qual é o DIU mais indicado pelos ginecologistas? ›

Isso porque, o DIU de cobre, por exemplo, costuma ser mais indicado para pessoas com úteros que não sofrem tanto com cólicas ou um alto fluxo menstrual. Já o DIU Mirena é ideal para pessoas com útero que não querem mais menstruar e nem sentir dores por conta do período menstrual.

Quanto tempo depois de colocar o DIU pode ter relação? ›

De modo geral, não existem restrições quanto à relação sexual após a colocação do dispositivo intrauterino. No entanto, a mulher pode apresentar dor e sangramento. Dessa forma, é aconselhável aguardar até 24 horas após a inserção do DIU.

Qual o melhor DIU para não engordar? ›

Não, o DIU de Cobre não engorda, pois não possui hormônios e seu efeito se restringe ao útero. Além de atuar como barreira física, o cobre é um espermicida natural, não causando qualquer alteração de apetite ou retenção de líquido.

O que não pode fazer depois de colocar o DIU? ›

Logo após a colocação do DIU de Cobre não existe nenhuma recomendação de evitar esforços físicos, então vida normal: pegar peso, atividade física, tudo normal (a menos que para o seu caso em específico seu ginecologista recomende algum ponto em especial);

Qual é o melhor DIU Mirena ou de cobre? ›

Enquanto o DIU de cobre pode dificultar a situação para mulheres que já sofrem com fortes cólicas e fluxo menstrual intenso, o DIU Mirena evita maiores desconfortos, já que diminui o processo inflamatório no local.

Tem período fértil com o DIU? ›

pessoas com DIU de cobre ainda ovulam, mas não fecundam, então ainda passam pelo período fértil normalmente. Como é uma questão que varia de cada pessoa e cada método contraceptivo, o melhor mesmo é buscar a ajuda médica para entender como você se encaixa nessa história.

Quem usa o DIU pode usar absorvente interno? ›

Sim, não há nenhum problema em utilizá-los enquanto tem o DIU de Cobre. Isso porque o DIU de Cobre se localiza dentro do útero enquanto que o coletor ou o absorvente íntimo ficam no interior da vagina, estes são separados pelo colo do útero não havendo contato entre eles.

Quem usa DIU pode fazer agachamento? ›

– Após a inserção, seja de qual DIU for (Mirena, Kyleena, de prata e de cobre), é possível seguir a rotina normalmente. É permitido praticar atividades físicas, pegar peso, correr, etc.

Qual é o DIU mais caro? ›

O dispositivo intrauterino pode ser comprado em qualquer farmácia. O DIU de cobre custa entre R$ 50,00 e R$ 150,00. O DIU hormonal é bem mais caro, saindo por cerca de R$ 600,00 a R$750,00.

Quais as desvantagens do Mirena? ›

Dispositivo intrauterino pode provocar acne

Segundo o especialista, a acne é um dos efeitos colaterais provocados pelo DIU Mirena. "Esse tipo de DIU é feito com o hormônio progesterona, e ele é muito ruim para a pele e o cabelo das mulheres.

Quanto tempo o Mirena começa a fazer efeito? ›

O DIU hormonal começa a fazer efeito sete dias após a aplicação. Segundo Miriane Marques, ginecologista da Alice, é praxe recomendar o uso de um contraceptivo complementar, como o preservativo, nos primeiros 30 dias após a inserção devido ao período de maior taxa de expulsão.

Quanto tempo o Mirena faz efeito? ›

Efeito imediato

Para as mulheres que escolhem o DIU hormonal, é importante ressaltar que o efeito só é imediato se o procedimento acontecer nos primeiros 7 dias de menstruação. Se não for o caso, não dá para abrir mão do preservativo nesse período. No caso do DIU não hormonal, o efeito começa logo após a introdução.

Qual é o DIU mais saudável? ›

A eficácia do DIU de cobre é de 99,2% a 99,4%, e esse índice sobe para 99,8% no DIU hormonal. Para se ter noção, a laqueadura tubária – método irreversível que liga as trompas – tem uma eficácia de 99,5%. O DIU também é um método mais eficaz que a pílula anticoncepcional.

Quantos dias depois do DIU de Mirena posso ter relação? ›

Para permitir um descanso ao corpo, é aconselhável aguardar cerca de 24 horas após a inserção antes de ter relação sexual. Porém, logo após a inserção, Mirena® (levonorgestrel) previne a gravidez.

Quantos dias de repouso depois de colocar o DIU Mirena? ›

Não é necessário fazer repouso, nem alterar a rotina após a inserção. Desde que realizada por um profissional, a inserção do DIU é simples e segura.

É possível engravidar com DIU no lugar? ›

Pode parecer estranho e até impossível, mas sim, acontece.

Quais as vantagens e desvantagens de usar o DIU? ›

Pela quantidade do elemento químico no útero, o aparato proporciona um ambiente hostil para o espermatozoide, impedindo que ele se encontre com o óvulo. Mas nem tudo são flores. No geral, a desvantagem é que o DIU de cobre pode aumentar os dias e a intensidade do fluxo menstrual e das cólicas.

Como saber se o Mirena está fora do lugar? ›

O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular. No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual.

Videos

1. NÃO COLOQUE O DIU HORMONAL ANTES DE ASSISTIR ESSE VIDEO - MIRENA - KYLEENA - DR RENATO HOSOUME
(Renato Hosoume)
2. DIU hormonal (Mirena/Kyleena) e escapes menstruais: como lidar?
( Dr. Igor Padovesi)
3. DIU – Métodos Contraceptivos - Dr.Bruno Bedoschi
(Clínica BedMed)
4. Tudo sobre o Diu Mirena | Dr. Radson Araújo
(GINEFLIX)
5. DIU : TUDO SOBRE MINHA EXPERIÊNCIA 1 ANO DEPOIS! @Faladantas métodos contraceptivos jessica dantas
(FALA DANTAS : Cachos, Beleza & Moda)
6. TUDO SOBRE TEMPO DE EFICÁCIA E VALIDADE DO DIU | Mariana Viza
(CANAL VAGINAL)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Duncan Muller

Last Updated: 16/09/2023

Views: 6308

Rating: 4.9 / 5 (79 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duncan Muller

Birthday: 1997-01-13

Address: Apt. 505 914 Phillip Crossroad, O'Konborough, NV 62411

Phone: +8555305800947

Job: Construction Agent

Hobby: Shopping, Table tennis, Snowboarding, Rafting, Motor sports, Homebrewing, Taxidermy

Introduction: My name is Duncan Muller, I am a enchanting, good, gentle, modern, tasty, nice, elegant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.