10 sinais que o seu relacionamento é saudável (2023)

10 sinais que o seu relacionamento é saudável (1)

Espero que você goste desse artigo.Se você quiser, conheça os psicólogos que fazem terapia online.

10 sinais que o seu relacionamento é saudável (2)

10 sinais que o seu relacionamento é saudável

O seu relacionamento é saudável?

É muito bom namorar, casar ou ter relações mais casuais. Além de termos alguém especial para compartilhar os momentos bons e ruins, nos sentimos amados e queridos.

Porém, às vezes, paixão pode nos cegar para sinais de alerta que indicam a qualidade real do relacionamento.

Você pode pensar que ninguém fica em uma relação conjugal ruim ou quando está sendo maltratado pelo cônjuge. Mas esse cenário não é nem um pouco incomum.

Muitos não reavaliam se estão felizes em seus relacionamentos ou se têm ou não futuro ao lado do parceiro.

Cegas de amor ou temerosas pela perspectiva do término, as pessoas chegam a permanecer em relacionamentos pouco saudáveis por anos.

Acreditam que o amor é capaz de curar todos os inconvenientes e mazelas sujeitas a acometer os casais.

Sinais de um relacionamento saudável

Um relacionamento saudável não é composto somente de amor, embora esse sentimento seja fundamental para garantir a sua duração.

Ele é a cola que mantém os casais unidos, mas também é preciso trabalho para que um namoro ou casamento dê certo e seja agradável.

Os parceiros precisam se respeitar continuamente e estarem dispostos a ceder de vez em quando. Para isso, o relacionamento precisa contar com alguns fatores essenciais, os quais você poderá conferir abaixo.

1. Você se comunica com frequência com seu parceiro

A comunicação é um dos elementos mais importantes dos relacionamentos conjugais. É através do diálogo claro e conciso que os parceiros expressam seus sentimentos, intenções, desejos e planos.

Casais que conversam um com o outro com educação, clareza e sinceridade são mais felizes.

O seu parceiro ou parceira, ainda, concede abertura para você falar sobre o que quiser e não fica emburrado quando ouve algo indesejado.

Além disso, vocês são adeptos de uma das regras de ouro dos relacionamentos: “não durma com raiva”. Quaisquer mal-entendidos são resolvidos prontamente.

Quando você se comunica bem com o seu parceiro, não tem receio de tocar em determinados assuntos ou sente a necessidade de omitir informações. Logo, está em um relacionamento saudável.

2. Você sente sentimentos bons a maior parte do tempo

Agende agora sua terapia online com um psicólogo

  • PsicólogoHenrique Magro Posso ajudar comRelacionamentosTranstornos AlimentaresTOC - Transtorno ObsessivoMedosDependência Jogos Veja perfil completo, valores e horários

Conheça os psicólogos

Seu relacionamento é saudável quando você sente emoções positivas enquanto está com a pessoa amada. O dia a dia com ela é agradável e livre de estresse, proporcionando a criação de memórias gostosas de serem lembradas.

É normal acontecerem brigas ocasionalmente. Tanto você quanto o seu cônjuge pode ter acordado com o pé esquerdo ou passado por uma situação que afetou o humor. No entanto, o clima ruim logo se dissipa.

Às vezes pode demorar alguns dias, mas, nos relacionamentos saudáveis, é uma questão de tempo para a relação retomar a normalidade. Sentimentos negativos, como raiva e medo, são sinais de um relacionamento que necessita de cuidado.

3. Você tem liberdade para fazer o que deseja

Você se sente livre para sair com seus amigos, estudar, trabalhar, viajar, fazer compras e praticamente fazer o que quiser. Da mesma forma, o seu parceiro é livre para viver a vida dele fora do relacionamento.

Um casal não precisa ficar 24 horas por dia juntos ou postar dezenas de fotos nas redes sociais para ser feliz. Cada cônjuge deve ter seus próprios interesses e sentir que possui liberdade para segui-los.

A capacidade de ficar distante do parceiro sem sentir insegurança, seja por um longo ou curto período, é um indicativo de um relacionamento saudável.

4. Você não precisa modificar o seu comportamento

Algumas pessoas iniciam relacionamentos com uma ideia particular sobre o parceiro. À medida que passam mais tempo juntos e se conhecem, percebem que a sua ideia não corresponde totalmente à realidade.

Assim, passam a querer modificar o seu comportamento para não terminar o relacionamento.

Em um relacionamento saudável, os parceiros não sentem vontade de mudar o outro. Em vez disso, eles incentivam um ao outro a desenvolver qualidades e aptidões visando o seu crescimento pessoal.

Alguns hábitos que causam conflitos, como desorganização ou falta de atitude, podem receber críticas constantes. Mas, neste caso, a intenção é melhorar o convívio e estimular o outro a abandonar costumes ruins.

Se você não sente que precisa mudar quem você é para agradar o seu parceiro, significa que está em um relacionamento sadio e agradável.

5. Você recebe apoio constante

Além de ter liberdade para perseguir os seus sonhos, você recebe o apoio do parceiro para correr atrás deles. Ele o ajuda a passar por momentos críticos, contornar os obstáculos que aparecem no caminho e demonstra estar torcendo por você.

O apoio também pode vir de outras formas, como ajuda financeira, elogios, abraços, celebrações, presentes, entre outros. Com tanto carinho, você sente que pode conquistar o mundo.

Em relacionamentos abusivos, um cônjuge não está interessado em elevar o humor ou a autoestima do outro. Na verdade, ele ataca as suas inseguranças e critica as suas decisões para que nunca deixe a zona de conforto.

6. Vocês lidam muito bem com as diferenças

Todos os casais precisam conviver com diferenças de opiniões e hábitos, bem como lidar com defeitos. Um sinal claro de um relacionamento saudável é a aceitação do parceiro como um todo.

As divergências do modo de pensar e as falhas deixam de ser incômodas quando o casal aprende a conviver com elas. Você consegue administrar o lado “complicado” do seu parceiro sem gerar conflitos ou perder a admiração por ele, e vice-versa.

Conviver com uma pessoa completamente diferente de você todos os dias ou com frequência não tende a ser fácil. A capacidade de lidar bem com as diferenças é vital para a duração dos relacionamentos amorosos.

7. Você tem privacidade

Embora você ame ficar com a pessoa amada e não vê a hora de encontrá-la, é provável que também valorize seus momentos de privacidade e solidão.

Eles permitem que você fique à vontade, faça planos com tranquilidade e renove energias para enfrentar os compromissos diários. O respeito à privacidade do outro é comum em relacionamentos saudáveis.

Do mesmo modo, você não sente a obrigação de contar tudo ao seu parceiro imediatamente. Por exemplo, você pode desejar manter um problema familiar em segredo ou dar poucas informações sobre ele até que a situação se resolva.

Se o seu parceiro exige as senhas de suas contas pessoais e mexe nos seus pertences sem permissão, demonstra que não confia em você. Além disso, esse comportamento é típico de pessoas controladoras.

8. Vocês discutem a relação com seriedade e educação

Casais que se encontram em um relacionamento saudável não tem medo de discutir a relação.

Essa formalidade pode ser torturante para alguns, pois acaba em brigas, acusações e estresse desnecessário.

Para você, contudo, discutir a relação resulta em esclarecimentos e não afeta em nada a qualidade do relacionamento. Pelo contrário, o laço entre você e o seu parceiro é fortalecido.

É impossível não tocar em assuntos chatos ou delicados quando se está em um relacionamento. Por vezes, casais precisam sanar desentendimentos e explicar decisões e atitudes.

É especialmente importante debater mudanças grandes com o parceiro, as quais podem afetar a vida de ambos.

Essas conversas devem ser conduzidas com educação para que sejam proveitosas. Discussões recheadas de demandas, mentiras e acusações levam ao fim precoce dos relacionamentos.

9. Você tem confiança em seu parceiro

Você confia na integridade e no compromisso firmado com o seu parceiro. Sabe que ele ou ela não fará nada para magoá-lo.

Por isso, não fica inseguro quando ele viaja a trabalho, sai com os amigos ou mantém amizade com ex parceiros.

A confiança é um dos pilares de todo relacionamento saudável. Sem ela, a relação está suscetível ao ciúme excessivo e a mania de controle de um dos cônjuges.

Você precisa saber que pode confiar em seu parceiro em todas as ocasiões, principalmente em ambientes frequentados diariamente, como o local de trabalho.

Caso não tenha essa sensação, é provável que o seu relacionamento não seja tão sadio.

10. Vocês se dão bem com os amigos e familiares um do outro

Essa não é necessariamente uma regra. O seu cônjuge ou você podem não ter uma boa relação com seus familiares, por exemplo. Sendo assim, não é possível ter uma convivência decente com eles.

Mas, na maior parte do tempo, tanto você quanto a pessoa amada se entendem com os amigos e os parentes um do outro.

Em caso de conflito, o seu parceiro busca fazer a mediação entre você e a outra pessoa, além de defendê-lo de acusações injustas quando necessário.

Quem leu esse artigo também se interessou por:

  • 6 dicas para melhorar o relacionamento familiarTornar relacionamento familiar mais agradável não precisa ser difícil, embora exija tempo. Conheça as nossas dicas para estreitar laços com os entes queridos!
  • Como superar a carência afetiva e ter relacionamentos saudáveisA carência afetiva afeta os seus relacionamentos? Saiba como livrar-se dessa condição emocional e deixar de sofrer.
  • 8 sinais que está na hora de fazer mudanças em sua vidaFazer mudanças é indispensável para se encontrar a alegria no dia a dia. Tanto o corpo quanto a mente compreendem essa importância e mandam sinais.

Outros artigos com Tags semelhantes:

  • 6 dicas para melhorar o relacionamento familiar Ter um bom relacionamento familiar não é uma tarefa fácil! Precisamos fazer a manutenção dos laços que mantemos com nossos familiares da mesma forma que fazemos com amizades e [...]
  • [Vídeo] Como fazer seu parceiro(a) te ouvir mais?https://youtu.be/wG8rkLxfBMg Vídeo sobre Como fazer seu parceiro (a) te ouvir mais?
  • Terapia de casal: entenda como funciona e quando procurar Você sabe quando procurar a terapia de casal? Conflitos são comuns nos casamentos e namoros. São consequências da convivência, da diferença de opiniões, de criações diferentes, de eventos estressantes [...]

Nosso blog já conta com 138 artigos e vídeos. Pesquise um tema.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

10 sinais que o seu relacionamento é saudável (10)

Autora: Thaiana F. Brotto - CRP 06/106524Formação: A psicóloga Thaiana Filla Brotto é graduada em Psicologia pela PUC-PR em 2008 e já escreveu mais de 100 artigos para o Blog da Psitto. Thaiana é especialista em Terapia Comportamental pela USP e é pós-graduanda em Neurociência pela PUC. CRP 06/106524 (Conselho Regional de Psicologia).

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Otha Schamberger

Last Updated: 12/12/2022

Views: 6591

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Otha Schamberger

Birthday: 1999-08-15

Address: Suite 490 606 Hammes Ferry, Carterhaven, IL 62290

Phone: +8557035444877

Job: Forward IT Agent

Hobby: Fishing, Flying, Jewelry making, Digital arts, Sand art, Parkour, tabletop games

Introduction: My name is Otha Schamberger, I am a vast, good, healthy, cheerful, energetic, gorgeous, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.